O Dia do Professor, comemorado em 15 de outubro, teve o ponto facultativo transferido pelo Governo do Estado para esta sexta-feira, dia 16. Com isso, as aulas na rede estadual de ensino acontecem normalmente nesta quinta e as escolas ficam fechadas no dia seguinte.
O secretário estadual de Educação, Rossieli Soares, explica que mesmo com a comemoração não prevista no calendário escolar deste ano por causa da pandemia da covid-19, o governo decidiu pela homenagem, com um dia sem aulas.
Nesta quinta, começam os testes de covid em alunos, professores e funcionários de escolas da rede estadual. O governo pretende mapear a doença por meio de amostragem, como afirma o secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn.
Mesmo com o retorno gradual das aulas presenciais, o ensino online vai continuar. O governador João Dória (PSDB) anunciou a distribuição de chips de celular para os estudantes que têm dificuldade com a internet.
Além das informações sobre educação e saúde, a libertação do traficante André do Rap, líder de uma facção criminosa, por decisão do Supremo Tribunal Federal, foi assunto na entrevista coletiva desta quarta-feira. O governador fez duras críticas ao ministro Marco Aurélio Mello, que concedeu o habeas corpus ao réu, condenado em segunda instância.