Fora da eleição, vereadores mantêm atuação política

Foto: Divulgação

Tenente Santini, do PP, e Antônio Flôres, sem partido, não estão entre os vereadores que tentam a reeleição em Campinas. Com motivos pessoais diferentes para tomar essa decisão, ambos confirmam possuir o desejo de continuar cumprindo papéis nas vidas pública e política na cidade.

Santini, que encerra o primeiro mandato no Legislativo, foi uma das principais vozes críticas à gestão de Jonas Donizette, do PSB, e chegou a ser pré-candidato ao Executivo quando estava no PSD. Atualmente no PP, ele nega que a mudança tenha influenciado na desistência sobre o pleito.

Além de justificar manter o foco na empresa de segurança que administra, o militar ressalta não ser político de carreira e vai se restringir a fortalecer quadros da direita. Para a Prefeitura, aliás, não vai apoiar o candidato da atual sigla, Rafa Zimbaldi, mas sim Artur Orsi, da sua ex-legenda.

“A desistência de concorrer de qualquer cargo político não tem nada a ver com PSD, ou com o PP. Tem a ver com o que acredito e com meu modelo ideológico. Eu sou empresário e militar e decidi que o melhor pra cidade é apoiar o Orsi pra manter o que acredito e o combate à corrupção”, diz.

Já Flôres chega ao fim do seu quinto mandato consecutivo. Desde 2001 na função, ele usa justamente esse tempo de atuação na Casa como argumento e alega querer sair de cena para dar espaço a outros nomes e figuras do município. Ainda assim, faz um balanço sobre a trajetória.

Na opinião dele, o trabalho como vereador foi positivo por ter criado dezenas de leis e ser eleito com base no distrito de Barão Geraldo, o que considera um marco. Agora justifica ter o interesse de oferecer a experiência que tem para algum cargo futuro na Prefeitura, mas sem detalhar qual.

“Eu acho que temos que saber a hora de parar. Depois de 54 anos de trabalho ininterrupto, é hora de dar oportunidade aos mais novos. Isso não significa que vou sair da vida pública, porque acho que é a hora de dar a minha experiência no Executivo e na área que precisarem de mim”, afirma ele.

Além de Santini e Flôres, outros dois membros do Legislativo também estão fora da disputa pela reeleição: Pedro Tourinho, do PT, e André von Zuben, do Cidadania, são dois dos 14 candidatos à Prefeitura. Com isso, do quadro atual de 33 vereadores, 29 querem voltar a ocupar as cadeiras.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.