Ouça ao vivo

Pacientes aprovam reabertura do AME

Foto: Danilo Braga

A partir de novembro o Ambulatório Médico de Especialidades, o AME Campinas, passa a fazer as primeiras cirurgias. A unidade que era para ter sido inaugurada oficialmente, em março deste ano, teve que adiar o inicio dos atendimentos por conta da pandemia e passou a ser exclusiva para pacientes com Covid-19. A partir de primeiro de outubro, o AME voltou a sua função de origem que é o atendimento médico ambulatorial e de especialidades.

De acordo com o gerente médico e diretor clinico da unidade, Altacyr Pinaffo, estão sendo realizadas no local uma média de 100 consultas previamente agendadas por dia. Segundo ele, esse numero será elevado gradativamente nos próximos meses a medida em que for aumentando a oferta de novas especialidades. A estimativa é 500 atendimentos diários. A partir de novembro, começam a ser feitas as cirurgias de pequena e média complexidade. As cirurgias que serão realizadas são aquelas que não necessitam de internação tais como vasectomia, catarata entre outra.

A unidade responde pelo atendimento a pacientes de 42 municípios da região administrativa de Campinas. A auxiliar de veterinária, Carina Manta Cardoso, mora no Distrito de Sousas, e desde 2018 aguarda o agendamento de uma consulta com para a especialidade de otorrinolaringologia. A atendimento, segundo segundo ela, foi tão rápido que a surpreendeu. A dona de casa, Fátima Araújo mora em Hortolândia e também esperava a dois anos por uma consulta, porém, aprovou o atendimento.

De acordo com o diretor clinico do AME Campinas, Altacyr Pinaffo, a expectativa é suprir a demanda represada de consultas em especialidades nas unidades básicas de saúde dos municípios atendidos. A estimativa era de chegar ao final do ano com 12 mil consultas mês, mas, por conta da pandemia o numero teve que ser revisto. Até dezembro ele acredita que a média será de 7 mil a 7,5 mil consultas. Todas as consultas são agendadas previamente com data e horário especifico. Neste período de pandemia todos os protocolos sanitários estão cumpridos.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.