CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cemitérios têm tranquilidade no Dia de Finados

Os principais cemitérios de Campinas tiveram uma movimentação tranquila na manhã desta segunda-feira, Dia de Finados. Os locais foram reabertos já no final de semana, depois de oito meses fechados

Cemitérios têm tranquilidade no Dia de Finados
Foto: Danilo Braga

Os principais cemitérios de Campinas tiveram uma movimentação tranquila na manhã desta segunda-feira, Dia de Finados. Os locais foram reabertos já no final de semana, depois de oito meses fechados para a visitação em função da pandemia do novo coronavírus.

O objetivo da prefeitura era descentralizar as visitas ao longo dos três dias evitando, assim, aglomerações.

Nos cemitérios Parque das Aléias e Flamboyant a queda no número de visitantes já era percebida nas ruas de acesso. Ao contrário de outros anos em que as vagas para estacionamento já se tornavam escassas nas vias de acesso, desta vez ainda era possível encontrar alguma bem próxima dos locais.

Nas entradas, pessoas aferindo a temperatura e controlando o fluxo. Álcool em gel também era fácil de encontrar.

As pessoas acima dos 60 anos eram mais fáceis de observar pelos corredores, mantendo a tradição do Dia de Finados, mesmo em meio à pandemia. Antônia Santana estava com familiares para deixar uma flor para a sogra, falecida à 40 anos e também para o cunhado. Segundo ela, o local estava bem cuidado.

Onivaldo Silveira Leite estava com a esposa e havia ido visitar familiares. Segundo ele, era uma das primeiras vezes que saía de casa nesse período.

No Cemitério da Saudade a movimentação era grande, porém, também abaixo de outros anos. No local havia álcool gel logo na entrada e nos corredores, água e banheiros químicos. O que não foi visto foi o controle de acesso, já que os locais estão com a restrição de 60% da capacidade e também pessoas aferindo a temperatura dos visitantes.

Quem agradeceu a reabertura dos locais foi a Sônia Vieira, supervisora de uma floricultura. Segundo ela, as pessoas estavam fazendo questão de comprar uma flor para prestar a homenagem.

A reportagem da CBN também observou que os visitantes estavam tomando os devidos cuidados com a higiene, utilizando-se do álcool gel e todos usando máscaras.

Segundo a prefeitura de Campinas, a partir desta terça-feira, os cemitérios voltam a ficar abertos normalmente para a visitação das 7h às 18h.

Compartilhe

Conteúdos