Ouça ao vivo

Caetano – Cinema Transcendental

No final dos anos 70   Caetano Veloso mantinha  uma carreira já de quase 15 anos de uma obra consistente, irrequieta e pulsante. Aos 37 anos ele unia a busca por novidades de uma iniciante com a experiência de um veterano.  A partir dessa combinação Caetano lançou em 1979 o emblemático lp Cinema Transcendental.

Após ter vivido   uma década movimentada como um dos pilares da tropicália a na sequencia   enfrentado  as suas férias forçadas em Londres Caetano Veloso com o projeto Cinema Transcendental  reuniu   um repertório com várias canções não só marcantes em sua carreira como para musica brasileira.

Como : Lua de São Jorge , Menino do Rio, Oração do Tempo  e Beleza Pura .

Caetano dividiu a produção desse disco  com o conjunto  que participou das gravações intitulado “A outra banda da terra” . Que contava com vários nomes que tiveram destaque  em suas carreiras  como: Vinicius Cantuária na bateria que defendeu o hit  dos anos 80 Só você. E  Arnaldo Brandão referencia do rock brasileiro  como compositor foi um dos lideres do grupo Hanói- Hanói, e parceiro de sucessos com Claudio Zoli e Lobão e nesse trabalha foi o responsável pelo contra-baixo

O roteiro desse Cinema transcendental trouxe também uma referencia direta a José Artur Machado, um surfista símbolo da juventude dourada  setentista de Ipanema que moldou um estilo de vida. A Homenagem em forma de canção de Caetano ao jovem Petit que morreu em 1987 dominou as rádios na voz de Baby Consuelo, hoje Baby do  Brasil.

O título desse projeto foi tirado da canção trilhos urbanos  na qual Caetano Emanuel Viana Teles, que nasceu em 1942 descreve em forma de  um passeio cinematográfico  sobre   a Cia de bondes dentro do   período em que viveu na sua pequena cidade natal  em Santo Amaro da Purificação , no recôncavo baiano.

Confira esta edição

 

entre em contato:

musicaecultura@cbncampinas.com.br

 

Apresentação

Robson Santos

Produção

Walmir Bortoletto

Edição

Paulo Girardi

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Série documental sobre Cleópatra é o destaque da semana 

A série, que conta com a produção executiva de Jada Pinkett Smith, vai mergulhar na história de uma das rainhas mais poderosas e incompreendidas de todos os tempos, com o objetivo de mostrar, além de toda a beleza e vida amorosa, um lado mais inteligente de Cleópatra, protagonizada por Adele James. 

Guardiões da Galáxia chega no último filme da trilogia

Dessa vez, o grupo está bastante diferente. Quill, que ainda está se recuperando da perda de Gamora, tem que reunir a equipa para defender o universo e proteger um dos seus. Em uma missão, que se não for concluída com sucesso, pode levar ao fim dos Guardiões. 

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.