Ouça ao vivo

Plataforma ajuda a escolher candidato a vereador

As eleições de 2020 tem número recorde de candidaturas ao legislativo em todo o país, principalmente devido ao fim da coligação em disputas proporcionais. Em Campinas são 943 candidatos na disputa por uma das 33 vagas.

Grande parte dos eleitores deixa para escolher o candidato na última hora. Uma outra parcela leva a tradicional colinha para não esquecer o numero do candidato como é o caso do estudante Guilherme Lucatto.

Para facilitar a vida do eleitor na escolha dos candidatos uma organização apartidária e independente a Minha Campinas, criou a plataforma digital Vota Cidade. De acordo com Marcelo Nisida, a proposta é estimular o voto consciente. A ferramenta permite uma analise mais aprofundada do candidato a partir de sua afinidade com o que busca o eleitor.

A plataforma não é novidade, pois, já foi empregada em Campinas nas eleições municipais  de 2016 e  nas eleições de  2018, para ajudar o eleitor na escolha do candidato a câmara dos Deputados. Neste ano a ferramenta está sendo empregada em mais quatro municípios, João Pessoa, Porto Alegre , Recife e Americana.

O moto boy, Anderson Gomes, já fez a sua escolha. Ele não conhece a plataforma, mas concorda com a proposta. Já advogada Zélia Rodrigues Rios, não concorda. Em sua opinião medidas do tipo podem de certa foram induzir o eleitor.

A ferramenta é apenas mais opção para o eleitor pesquisar sobre os candidatos ao legislativo. A proposta é incentivar o voto consciente.  Para o eleitor interessado em saber mais sobre a ferramenta é só acessar o site www.vota.org.br

A ferramenta é promovida em Campinas pela Minha Campinas, uma organização apartidária e independente que busca colaborar com eleições mais democráticas. Ela faz parte da Rede Nossas Cidades (RNC).

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.