29 anos. No dia 1º de novembro de 1991, a cidade de Campinas conhecia uma novidade no jornalismo brasileiro. Uma emissora de rádio inteiramente dedicada a trazer informações, notícias e prestação de serviço.
O formato era incomum. Jornalismo 24 horas era considerado utópico. Mas sempre pulsou na programação do Grupo Cultura de Campinas a informação, a vida da cidade, a opinião, a denúncia, a prestação de serviços, os grandes eventos esportivos: o jornalismo na sua essência.
A oportunidade surgiu um mês antes, com a criação da CBN, em outubro de 1991. Uma ideia do Grupo Globo para o radiojornalismo. E com um mês de existência a CBN passou a ter a sua primeira afiliada. A Rádio Cultura 1390 AM mudou e se transformou na CBN Campinas, tornando-se a Rádio Que Toca Notícia também para toda a região.
Em 29 anos, a emissora cobriu a história de Campinas e região: eleições, cassações de políticos, a despedida de prefeitos, enchentes e o dia a dia das cidades. Neste período evoluiu tecnologicamente com a migração para o FM 99,1, a criação do portal CBN Campinas, o streaming de toda a programação pelo site e aplicativos, e mais recentemente a inserção mais efetiva no mundo digital com variados podcast.
A CBN Campinas foi a primeira emissora de rádio possuir uma unidade móvel de transmissão, o News Truck, com a capacidade de gerar a programação local de toda e qualquer localidade e com isso estar próxima dos ouvintes para buscar a solução dos problemas.
A CBN – Central Brasileira de Notícias é hoje a maior rede de emissoras all news do país, que transmite 24 horas por dia de jornalismo e a Rádio Cultura se orgulha do pioneirismo de poder ostentar o título de primeira afiliada da rede, há 29 anos CBN Campinas.
Sobre o Grupo Cultura de Campinas
A Rádio Cultura foi fundada em 1953 com a denominação de Rádio Publicidade e Cultura. Sua primeira transmissão deu-se em 26 de março, daquele ano, com uma programação exclusivamente musical. Operando, de inicio, só em AM, sempre em 1390 KHz, a Cultura tornou-se uma emissora eclética com programação variada no trinômio Música, Esporte e Notícia. As primeiras emissões em FM em Campinas, e talvez no interior, foram da Cultura, inicialmente em 89,1 MHz no alto do Edifício Prudência, até hoje sede da emissora. Depois em 98,9 e alguns anos mais tarde, já no “boom” das FMs, em 99.l MHz.