A UPA Carlos Lourenço, em Campinas, passou a atender exclusivamente pacientes com covid-19, voltando à situação da fase mais aguda da pandemia, quando houve esse atendimento exclusivo. O encaminhamento ao PA Carlos Lourenço é definido através de uma Central de Regulação. Por isso, os pacientes não devem procurar a unidade de forma espontânea.
No entanto, Maria Aparecida, conseguiu ser atendida porque precisava apenas fazer a retirada de um documento importante. Para a moradora do bairro Carlos Lourenço, Solange Paulino, o atendimento regular na unidade faz falta, mas ela apoia a medida.
O local é apropriado para este período em que os casos voltaram a se intensificar, havendo a necessidade maior de leitos de menor complexidade. Com isso, os pacientes que precisam de atendimento para outras doenças devem ir ao PA São José ou ao Hospital Mário Gatti. O PA Carlos Lourenço tem 28 leitos para pacientes com Covid-19, sendo 25 para retaguarda clínica e três com equipamentos de ventilação e estabilização dos pacientes antes da transferência para a UTI.