Ouça ao vivo

Brasileiro tem mais problemas emocionais durante a pandemia

Foto: Divulgação

Os problemas emocionais durante a pandemia surgiram com mais intensidade nos brasileiros, quando comparados às populações de outros países. É o que apontou uma pesquisa global desenvolvida pela Serasa Experian. Ansiedade, estresse e saúde mental foram citados por 44% dos mais de 3 mil entrevistados em todo o mundo como as maiores dificuldades no momento, com destaque para o Brasil, onde o item foi citado por 56% dos brasileiros entrevistados.

O país apresenta ainda os maiores índices quando os tópicos são dificuldades financeiras, citado por 49% dos brasileiros ante 37% da média global. Outros pontos onde os brasileiros se sentiram mais atingidos do que média da população dos demais países foram educação das crianças e emprego. O fato é que todos os problemas de ordem econômica e social trazidos pela pandemia desencadearam em reações emocionais.

O modo como o governo brasileiro vem agindo durante a pandemia, contribui para a falta de perspectiva, na visão do economista da Serasa Experian, Luiz Rabi. Segundo ele, a falta de unidade entre os poderes prejudicou muito a população em geral. “O modo como ela (pandemia) foi tratada aqui no Brasil, onde nós tivemos conflito, entre o poder executivo, governo federal, com os governos dos estados, e conflitos de ambos com o poder judiciário, as idas e vindas de medicamentos que eventualmente poderiam surtir efeito ou não. A questão atual da corrida das vacinas. Tudo isso, obviamente, acaba fazendo com que o nível de estresse da população acabe sendo exacerbado”, acredita.

Em relação as finanças, a pesquisa apontou que no Brasil, a maior dificuldade de pagamento se concentra nos cartões de crédito, com 33% das respostas, das faturas de água, luz e gás e despesas médicas. No geral, 56% dos entrevistados brasileiros dizem ter alguma dificuldade em pagar contas.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.