Ouça ao vivo

Decoração natalina exige cuidados para evitar surpresas

Foto: Flávio Botelho

As luzes que enfeitam as residências, os shoppings, lojas, empresas e uma série de outras localidades fazem parte das tradições natalinas e a várias semanas já compõem o cenário em todos os locais. Porém é preciso muito cuidado para a instalação das clássicas luzes de natal.

Para garantir que as festividades ocorram com segurança e economia, a CPFL Energia, alerta sobre os cuidados para evitar surpresas desagradáveis. De acordo com Rodrigo Bianchi, gerente geral de operações de campo da companhia distribuidora de energia  elétrica, antes de iniciar a decoração é importante verificar as condições dos fios para evitar os choques elétricos e até incêndios. Outra recomendação é é evitar o uso de T´s, benjamins e qualquer outro tipo de extensão.

Outra precaução de segurança é checar o estado das instalações elétricas antes de ligar qualquer enfeite natalino à tomada.  Neste caso é necessário verificar a capacidade e a resistência dos condutores, tanto da fonte de energia quanto dos enfeites em si. No caso de instalações externas ou de grandes proporções o recomendado é contratar um profissional qualificado.

Apesar das lâmpadas não serem as maiores consumidoras de energia elétrica, neste período de natal a quantidade e o tempo de permanência delas acesas podem comprometer na hora da conta.  A preferencia deve ser dada as lâmpadas  leds, que  consomem  menos energia.

De acordo com o gerente geral de operações de campo da CPFL Energia, Rodrigo Bianchi, para garantir maior segurança o consumidor deve ficar atento ao selo do Imetro nos produtos para evitar transtornos, pois,  o barato pode sair caro.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.