O Departamento de Vigilância em Saúde de Campinas preparou um guia para orientar a forma mais segura de comemorar o Natal e o Réveillon. A Diretora do Devisa, Andrea Von Zuben, explica que, de uma forma geral, a orientação é ficar em casa e celebrar com as pessoas do próprio convívio.
Ela explica que esses cuidados contribuem para evitar a intensificação do repique da doença na cidade. Quem mora com pessoas que possuem condições ou doenças com risco para o agravamento pela covid-19 precisa redobrar os cuidados.
Além disso, pessoas com sintomas sugestivos da doença ou que tiveram contato com pessoas nessas condições devem ficar em casa, em isolamento. Nos ambientes das confraternizações, é recomendado permanecer com máscara, tanto em ambientes internos como externos, e levar algumas sobressalentes para realizar a troca.
O distanciamento de pelo menos 1,5 metro entre os convidados deve ser respeitado, evitando o compartilhamento de alimentos e utensílios. O anfitrião deve disponibilizar sabão líquido e papel toalha no banheiro para a higienização das mãos dos convidados e álcool em gel em locais estratégicos.
Também é recomendável a utilização de uma lata de lixo com tampa de acionamento por pedal, além da limpeza e desinfecção com frequência das superfícies, maçanetas e corrimãos.