Ex-reitor da Unicamp, Tadeu Jorge será secretário de educação de Campinas

O prefeito eleito de Campinas, Dário Saadi, anunciou o ex-reitor da Unicamp, Tadeu Jorge, como novo secretário de educação do município. Ele substitui Solange Pelicer, que deixará a pasta. José Tadeu Jorge é um engenheiro de alimentos, professor-titular da Faculdade de Engenharia Agrícola da Universidade Estadual de Campinas. Foi diretor da Feagri, pró-reitor e reitor da Unicamp por duas vezes.

Ele já ocupou a pasta na gestão do ex-prefeito Hélio de Oliveira Santos. Tadeu Jorge assume a secretaria de educação num momento importante, em que se discute o retorno das aulas presenciais, interrompidas pela pandemia. Ele afirma que existem estudos que apontam um ambiente escolar de segurança, desde que as instituições sigam os protocolos de segurança. “As evidências científicas que têm sido aportadas recentemente, mostram, demonstram de uma maneira muito significativa, que o ambiente escolar é um ambiente de segurança e que as escolas podem funcionar, desde que tenham todos os cuidados e cumpram todos os protocolos que têm sido indicados nessas pesquisas que têm sido realizadas”, afirma.

Mesmo assim, o novo secretário de educação defende que o modelo híbrido, de aulas presenciais e virtuais, seja aplicado no início do próximo ano letivo. De todo modo, o prefeito eleito Dário Saadi ressaltou que o município seguirá as determinações do estado para o retorno às aulas. “Muita gente nos pergunta qual a posição de Campinas sobre o decreto do estado. A cidade é obrigada a seguir o Plano São Paulo, as fases determinadas pelo plano. É uma decisão (volta às aulas) que certamente se baseará nas fases de restrição que o Plano São Paulo determinará”, disse.

Dário Saadi anunciou também que o ex-reitor da PUC-Campinas, Eduardo Coelho, assumirá a presidência da IMA, a Informática de Municípios Associados. Ele entra no lugar que será deixado por Fernando Garnero. Eduardo Coelho é engenheiro civil, professor da Unicamp, educador e empreendedor. Foi reitor da PUC de Campinas e diretor da Metrocamp. Ele disse que é papel da IMA se aproximar das demais secretarias, para diminuir as burocracias e permitir o desenvolvimento social e econômico do município. “Eliminar as burocracias. Em geral. Fazendo do sistema digital um serviço a favor da efetividade, entre a procura e a oferta de serviços, à população em geral e aos próprios da municipalidade”, afirma.

Dário já havia anunciado os nomes que vão comandar seis secretarias e a presidência da Rede Mário Gatti e da Sanasa. Os secretários Peter Panuto, Ernesto Paulela e o vice-prefeito eleito Wanderley de Almeida seguirão nas pastas de negócios jurídicos, serviços públicos e relações institucionais. A saúde será ocupada por Lair Zambon, segurança pública por Christiano Biggi Dias e desenvolvimento econômico, social e turismo por Adriana Flosi. Já a presidência da Sanasa será de Manuelito Pereira Magalhães Júnior e a presidência da Rede Mário Gatti de Sérgio Bisogni.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Três mil passageiros pulam catracas do BRT todos os dias em Campinas

Combate ao excesso de velocidade vai pautar ações da Semana de Trânsito na região

Caminhão carregado com madeira quebra e trava acesso à Monsenhor João Batista Martins Ladeira

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.