Ouça ao vivo

Fake News sobre rodízio de veículos circula nas redes

Prefeito Jonas Donizette e o Secretário de Transportes Carlos José Barreiro (Foto: Divulgação)

Uma declaração do prefeito de Campinas, Jonas Donizette, e do secretário de Transportes, Carlos José Barreiro, no dia 13 de maio durante uma live na internet tem circulado pelas redes sociais como atual. Na época, Jonas e Barreiro anunciaram que Campinas implantaria rodízio de veículos para conter a disseminação do novo coronavírus. A ideia foi abortada dois dias depois pelo próprio chefe do Executivo.

O áudio, que tem sido enviado via WhatsApp, é verdadeiro, mas a informação é falsa. Um texto acompanha o áudio afirmando que o rodízio começaria na segunda-feira, dia 4 de janeiro, quando Jonas já terá passado o cargo ao sucessor eleito, Dário Saadi.

No dia 15 de maio, o prefeito recuou da própria decisão de implantar o rodízio de veículos e disse que enviaria a proposta para discussão na Câmara, mas o projeto de lei nunca chegou a ser discutido.

Por meio de nota, a Prefeitura de Campinas informou que a informação não procede e confirmou que trata-se de uma notícia falsa, a partir de montagens grotescas feitas por pessoas que agem com má-fé.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.