Contrariando a determinação estadual, a prefeitura de Americana autorizou o funcionamento do Comércio local por um período de 12 horas por dia, a partir desta segunda-feira, mantendo o calendário original do fim de ano, que prevê a abertura do comércio de rua das 9h às 21h. A justificativa da prefeitura de Americana é que a ampliação do horário contribui para diminuir aglomerações.
De acordo com o Prefeito de Americana, Omar Najar, a decisão foi embasada pelo Comitê de Combate à covid-19 de Americana, que inclui médicos infectologistas e a Associação Comercial e Industrial de Americana. Najar explica que o comitê avaliou não haver lógica na redução do horário de funcionamento, se o objetivo for diminuir a aglomeração.
Na fase amarela, a ocupação dos estabelecimentos fica limitada a 40%. Uma determinação que Najar afirma estar sendo cumprida, além da atenção quanto à disponibilidade de leitos covid na cidade. A medida agradou os comerciantes de Americana.
Wendel Alves dos Santos, que tem uma lanchonete no calçadão da Rua 30 de Julho, considera que o horário ampliado facilita a distribuição dos clientes no estabelecimento, evitando a aglomeração num mesmo intervalo de tempo. O consumidor, João Donizette, também apoiou a medida. Com retorno à fase amarela, Americana está entre as 62 cidades em estado de atenção para o controle da pandemia, na classificação do Governo Estadual.