Durante coletiva remota realizada nesta sexta-feira, o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, apresentou um plano de contingência para o enfrentamento da covid-19. O documento também foi entregue ao prefeito eleito, Dario Saadi, que pela primeira vez participou da coletiva semanal.
O plano, que já está disponível para consulta pública no site da prefeitura, tem 85 páginas, produzidas com a participação de várias secretarias, e estabelece níveis de risco e as ações em cada nível, com estratégias para a gestão de leitos.
De acordo com Carmino de Souza, secretário municipal de saúde, a intenção é deixar a casa em ordem para passar o bastão ao próximo prefeito de forma responsável para o combate ao coronavírus.
Para Carmino, a cidade está preparada para enfrentar o que ele considera o pior momento no da pandemia em todo o mundo. Além dos leitos já disponíveis, Carmino cita ainda a possibilidade de ampliações na disponibilidade de leitos.
Durante a Coletiva, foi informado ainda que em 2021, na gestão de Dario Saadi, será desenvolvido um programa de acompanhamento pós-covid, que vai atender vítimas de sequelas deixadas pela doença.