Ouça ao vivo

Processo da Lava Jato contra Hélio é enviado a Campinas

O processo da Operação Lava Jato contra o ex-prefeito Hélio de Oliveira Santos (PDT) foi transferido de Curitiba/PR para Campinas. Dr. Hélio é acusado de lavagem de dinheiro. 

Hélio e outras cinco pessoas se tornaram réus em outubro de 2016. Agora, o processo fica nas mãos da Justiça Eleitoral de Campinas, que deve decidir se segue com a investigação ou arquiva o caso.

O Ministério Público Federal denunciou que a campanha de Dr. Hélio nas eleições de 2004 teria recebido R$ 4,2 milhões vindos de um empréstimo feito pelo Banco Schahin ao pecuarista José Carlos Bumlai, que é denunciado na Lava Jato, mas não é réu neste processo. Segundo o MPF, o empresário obteve esse dinheiro por meio de fraude.

Os R$ 4,2 milhões teriam sido usados pela campanha de Dr. Hélio para pagar dívidas de publicidade para a campanha de 2004, de acordo com  o Ministério Público Federal.

Na época da denúncia, o então juiz Sérgio Moro aceitou a denúncia, mas suspendeu o processo até o julgamento de outra ação contra Dr. Hélio.

A defesa do ex-prefeito informou que a transferência do processo para Campinas representa a Constituição Federal sendo cumprida e agora cabe à Justiça Eleitoral de cidade apontar se a doação foi regular ou não.

Dr. Hélio diz ainda que em nenhum momento o nome dele é citado nas tratativas do empréstimo alvo da investigação.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.