Diferente dos anos anteriores as missas em homenagem ao Dia da Padroeira de Campinas Nossa Senhora da Conceição celebrado nesta terça-feira, dia 08 de dezembro, foram marcadas pelas restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus.
Ao longo do dia foram quatro missas programadas em horários diferentes, às 7h, 10h, 15h e 18 h. Por conta das restrições, a missa das 10 horas, celebrada pelo arcebispo metropolitano, Dom João Inácio Muller, foi exclusiva para os padres, seminaristas e diáconos.
A dona de casa, Anair Gonçalves Carmona, tentou participara da missa das 10 horas, mas, não conseguiu. A auxiliar administrativo Angélica Santos, também não consegui participar da missa por que não sabia das medidas de restrições.
De acordo com o padre, Fábio Fernandes, o agendamento prévio por conta das restrição de público, está sendo exigido para todas as cerimônias na Catedral e na maioria das paróquias da cidade.
Além do limite de 60 % de publico, tótens com álcool em gel foram espalhados para a higienização das mãos dos fiéis dentro da Catedral. Todos os bancos do templo religioso estão delimitados com faixas zebradas obedecendo os limites de distanciamento. Os cumprimentos com aperto de mãos foram abolidos e na hora da comunhão, a hóstia não está mais sendo levada a boco fiel e sim entregue em suas mãos. Para evitar filas, os padres estão indo até os fiéis.
Nesta terça-feira, Dia da Padroeira, a imagem original de Nossa Senhora da Conceição, ficou exposta na porta de entrada da igreja para os fiéis, que não conseguiram entrar, fazer suas orações. A imagem talhada em madeira é datada do século 18 e pertence ao museu de arte sacra da Catedral Metropolitana.