O fechamento do comércio na fase vermelha decretada pelo Governo do Estado nos fins de semana após Natal e Ano Novo não motivou os consumidores a voltarem às lojas nesta segunda-feira.
O principal ponto comercial da região central de Campinas, a Rua 13 de Maio, teve baixo fluxo de pessoas no primeiro dia útil de 2021. O cenário era de lojas praticamente vazias e poucos consumidores carregando compras.
Para o comerciante Daniel Cruz, ficar com o estabelecimento fechado nos últimos dois sábados fez pouca diferença, pois o movimento já era fraco. Segundo ele, mesmo os clientes que compram diminuíram o valor dos produtos.
O músico Elvis Ribeiro acredita que não somente a fase vermelha, mas a pandemia da covid-19 em geral espanta os consumidores da 13 de Maio.
O maior movimento registrado na região central era nas agências bancárias, que não funcionam aos sábados independentemente da fase do Plano São Paulo. Mesmo com o dinheiro do 13º salário pago em dezembro, não havia nem as tradicionais filas para pagamento de boletos em lojas de grandes redes de varejo.