Ouça ao vivo

Unicamp faz plano para vacinação contra covid-19

Foto: Danilo Braga

A Universidade Estadual de Campinas elaborou um cronograma para iniciar a imunização dos profissionais dos campi de Campinas, Limeira e Piracicaba contra a covid-19. A expectativa é que 12,2 mil pessoas sejam vacinadas até 26 de março. O plano segue as definições do governo de SP.

As regras levam em conta as datas de aplicação das duas doses e os públicos que serão priorizados na primeira fase. Por enquanto, a data de início prevista é 25 de janeiro, mas a coordenação do Centro de Saúde da Comunidade, Cecom, espera a aprovação das duas vacinas pela Anvisa.

Depois do trâmite, que deve acontecer nos próximos dias, o grupo responsável pelo planejamento da universidade vai esperar ainda a distribuição das doses da CoronaVac e da AstraZeneca às unidades de saúde. Essa disponibilidade vai depender da checagem da demanda pelo município.

Com isso, até o momento não há um prazo de entrega, ou uma estimativa do número de vacinas que serão recebidas pela instituição. Outra possibilidade é que as doses solicitadas sejam entregues aos poucos. E por esse motivo foi montado um escalonamento para definir prioridades.

Entre os primeiros a receber a aplicações estão os profissionais de saúde que trabalham nas UTIs que tratam pacientes com a covid-19. É o caso do próprio Hospital de Clínicas, complexo que fica no campus de Campinas e que é referência estadual para o coronavírus na cidade e na região.

Os grupos da fase 1 são formados por médicos, enfermeiros e funcionários envolvidos na limpeza, zeladoria e administração dos locais. O total chega a 6,3 mil. Idosos acima dos 60 anos são 5,7 mil. Já os indígenas são 150, conforme a universidade. Quilombolas também serão contemplados.

As vacinas serão aplicadas no HC e no Caism para os trabalhadores da saúde e no Cecom para os grupos de idosos, indígenas e quilombolas. As coordenadorias destacam que o HC deverá contar com mais de um local. Os campi de Limeira e Piracicaba serão atendidos pelas equipes do Cecom.

Mais detalhes sobre datas serão atualizados nos próximos dias, conforme a evolução das medidas e trabalhos das autoridades. Futuramente é cogitada a chance de aplicar as doses do estado de maneira paralela a outras doses, inclusive a partir da divulgação detalhada de um plano federal.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.