Wikipedia comemora 20 anos e se consolida como um espaço livre e colaborativo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Nesta sexta-feira, 15 de janeiro, a enciclopédia livre e online Wikipédia completa 20 anos de fundação, confira os números impressionantes da maior plataforma de conteúdo do planeta!

Nesta sexta-feira, 15 de janeiro, a enciclopédia livre e online Wikipédia completa 20 anos de fundação, confira os números da plataforma:

  • artigos em mais de 300 idiomas.
  • 55 milhões de verbetes
  • + 280 mil editores colaborando.
  • 13o site mais acessado do mundo (fonte: Alexa)
  • +15 bilhões de acessos mensais, conforme levantamento próprio – a cada segundo, pelo menos seis mil pessoas acessam a plataforma.

Totalmente financiada por doações. Não contempla publicidades em suas páginas.

 

Criação da plataforma antecede a proliferação das notícias falsas

É certo que há 20 anos já existia a disseminação de notícias falsas, ou boatos, como originalmente eram mais difundidos. Entretanto, o fenômeno da distribuição em massa destes conteúdos é relativamente recente.

Para atuar fortemente no combate à estas práticas, foram criadas as chamadas agências de checagem de notícias. No mundo há diversas organizações, cujo objetivo é justamente checar se determinada informação/notícia é falsa ou verdadeira.

Uma das iniciativas mais importantes é o FactCheck.org, que faz parte do projeto de políticas públicas da Universidade da Pensilvânia

No Brasil, iniciativas como as da Agência Lupa ganham cada vez mais espaço na missão de conferir a procedência e a veracidade das informações.

Uma boa dica para os usuários e o usar o Fact Check Tools do Google. A ferramenta é bastante intuitiva e apresenta, por meio de uma busca rápida, todos os artigos referente a um verbete e a checagem se o fato é verdadeiro ou falso.

 

Vida longa e próspera para a informação livre e verdadeira!!

 

Ouça os episódios mais recentes do Transformação Digital CBN

 

Compartilhe!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Mais recentes

Colunas

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Siga-nos

Veja também