Ouça ao vivo

Brasileiros confiam na vacina, aponta pesquisa

Foto: Danilo Braga

Nove a cada 10 brasileiros acreditam na eficácia da vacina contra a covid-19 e querem se imunizar, segundo uma pesquisa da empresa Hibou, especializada em monitoramento de mercado e de consumo. Além disso, metade dos entrevistados acreditam que estarão vacinados até o final do mês de setembro. A pesquisa nacional quis identificar o nível de interesse dos brasileiros em tomar a vacina, quais são as marcas mais confiáveis disponíveis e quais serão os novos hábitos da população com o fim da pandemia, após a vacinação.

Considerando apenas os brasileiros que estão interessados em tomar a vacina, a CoronaVac é o imunizante que mais desperta a confiança do brasileiro, com 71,4% de aprovação. Em seguida aparecem as vacinas da Pfizer, com 64% e AstraZeneca, com 59%. Os imunizantes da Johnson & Johnson, Moderna, Sputnik V e Sinopharm também foram citados, mas com indicadores abaixo de 38%. Responsável pela pesquisa, Lígia Mello, afirma que o estudo demonstra que o entendimento do brasileiro é de que a saída para os problemas causados pela pandemia é a imunização em massa da população. O brasileiro quer tomar vacina. Nove a cada 10 querem ser vacinados. O brasileiro está preocupado e acredita que a vacina é o caminho para sair dessa pandemia”, disse.

Entre os 12,6% do total de entrevistados que disseram que não vão tomar a vacina, 54,4% afirmou que não confia nos imunizantes disponíveis e 21,3% que não confia em imunização contra a covid-19. Mais de 2,5 mil brasileiros foram ouvidos pela empresa de maneira digital, com faixa etária acima de 20 anos, das classes ABCD, sendo 52% casados e 55% mulheres, entre os dias 29 de janeiro e 02 de fevereiro. A pesquisa mostra 95% de significância e margem de erro de 1,9%.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.