Ouça ao vivo

Câmara de Campinas realiza primeira sessão da atual Legislatura

Reprodução TV Câmara

A Câmara Municipal de Campinas realizou nesta quarta-feira a primeira reunião da Legislatura 2021-2024. Começou às 9h, pelo Sistema de Deliberação Remota, como tem sido desde o início da pandemia. Por ser a primeira sessão da Legislatura, o regimento interno e a Lei Orgânica estabelecem a participação do prefeito Dário Saadi, que traçou aos vereadores um panorama da cidade de Campinas.

Dario priorizou o combate à pandemia, divulgando números que apontam que Campinas já vacinou 2,4% da população, com a aplicação de 28 mil doses até esta quarta-feira. Um número, que, segundo ele, é o maior do interior paulista e, proporcionalmente, supera a capital, que vacinou 1,1% da população da cidade.

Dario ressaltou que a cidade está enfrentando com sucesso a pandemia e relatou como está o andamento do cronograma de vacinas na cidade, que se prepara para entram numa nova etapa, que inclui os idosos. Para Dário, a vacinação do grupo prioritário neste primeiro momento trás uma grande esperança. Sobre as contas do município, Dario Saadi disse tê-las recebido em dia, ressaltando importância de uma ajuda recebida do Governo Federal, de R$ 130 milhões para o enfrentamento da pandemia.

Mas, lembrou que, com o fim do auxílio emergencial, deve aumentar a vulnerabilidade alimentar de famílias mais carentes da cidade e, por isso, está em andamento um projeto de ampliação do Cartão Nutrir. Com relação ao setor de saúde, ele afirma ter recebido a cidade com Rede pressionada pela pandemia, mas está prevista a contratação de médicos e implantação de leitos.

Para o setor de Urbanismo, anunciou estar em andamento está em andamento um projeto de modernização digital que vai garantir mais agilidade na aprovação de empreendimentos imobiliários na cidade Para o Transporte público, Dario afirma que a administração municipal está trabalhando para conseguir a liberação da Justiça para da início à  licitação do transporte público, que está emperrada por ordem judicial.

Sobre o mato alto na cidade e demais problemas do setor de manutenção, Dario alega dificuldades por causa da suspensão do convênio com o Estado que oferecia uma parceria com os reeducandos do sistema prisional. O convênio foi suspenso por causa da pandemia e administração perdeu Quase mil homens que contribuíam com a manutenção da cidade.

Mas, ele informou que está em andamento um processo de licitação para a contratação de equipes de manutenção em Campinas Entre as pautas mais relevantes, o vereador professor Alberto, do PL, retirou de pauta o PL da autoria dela que altera a Lei da Alimentação Escolar para que seja permitido aos professores e demais servidores nas escolas públicas do município usufruir da alimentação escolar. Ele alegou a necessidade de promover mais discussões sobre a proposta.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.