Ouça ao vivo

Farmácia municipal de manipulação está fechada há três anos

Foto: reprodução do site da PMC

O vereador Cecílio Santos, PT, enviou um requerimento ao executivo municipal questionando a situação da Botica da Família, a farmácia de manipulação de Campinas. A unidade está fechada desde abril de 2018, quando mudaria para um espaço dentro da Unicamp, porém os trabalhos nunca foram retomados. A farmácia de manipulação municipal foi criada em 2004 para produção de medicamentos manipulados a partir de compostos naturais. Chegou a produzir mais de 1,3 mil unidades de remédios fitoterápicos por semana, que eram distribuídos às unidades de saúde de Campinas, chegando até os usuários do SUS.

Até hoje a prefeitura mantém um aviso na internet informando que a Botica interrompeu temporariamente suas atividades . A farmácia de manipulação funcionava no bairro Fazenda Santa Cândida, em um prédio alugado da Ciatec. Em 2018, a Prefeitura alegou que deveria entregar o prédio e que faria a mudança para a Unicamp, numa parceria com a Faculdade de Farmácia da universidade.

Segundo o vereador Cecílio Santos, o serviço que era prestado pela Botica era muito importante para a população de Campinas. Ele afirma que quer saber do executivo quais os planos para a unidade e se existem prazos para a reativação do local. “Nós estamos requerendo do prefeito, como está a reabertura da Botica da Família. Ela está fechada há quase três anos. É uma farmácia de manipulação, que produz medicamentos a base de plantas medicinais e importante para todo o Sistema Único de saúde da cidade”, afirma.

A Secretaria de Saúde informou por nota que a Botica da Família vai funcionar em um novo prédio, no bairro Boa Vista. Está em andamento um projeto para a adequação dos espaços, que deve ser concluído em breve. A pasta esclarece que a população tem acesso a parte dos medicamentos que eram distribuídos pela Botica nas farmácias dos 67 centros de saúde.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.