A partir da próxima sexta-feira, o governo estadual tomará medidas para restringir a circulação de pessoas em todo o Estado de SP. A restrição acontecerá das 23h às 5 horas da manhã até o dia 14 de março.
O decreto, que pretende tornar a quarentena mais rígida, acontece depois do Estado registrar o maior número de pacientes com Covid-19 internados em Unidades de Terapia Intensiva desde o início da pandemia. De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde, 6657 pessoas estão internadas em UTIs. São 500 pacientes a mais que o maior número registrado no ano passado, no mês de julho.
De acordo informações do governo, essa evolução pode ser justificada pelas aglomerações que aconteceram durante o carnaval e pelas novas variantes do vírus que já estão em circulação. As ações de fiscalização que acontecerão entre o período da noite e madrugada pretendem evitar a realização de festas e reuniões de grupos de pessoas, mesmo em situações privadas.
O temor das autoridades de saúde é que as vagas nas UTIs se esgotem, como explica o Coordenador do Centro de Contingência da Covid-19, Paulo Menezes.