Ouça ao vivo

O amadurecimento dos Paralamas no álbum Selvagem

Influenciados pelo som das  bandas inglesas do final dos anos 70 e inicio dos 80 como Police, The Beat  e  Specials  que   traziam o reggae em sua essência.  Hebert Vianna, Bi Ribeiro e João Barone ensaiavam no apartamento  da Vó Ondina de Bi Ribeiro que inclusive  foi homenageada  com uma canção  no primeiro disco daquela banda com nome diferente que iria entrar na história da musica  nacional. 

Em 1986  já com vários  hits na bagagem, disco do ouro na prateleira   além é  um batismo de fogo  1 ano antes ao enfrentar uma multidão não muito amistosa no Rock in Rio que os Paralamas do Sucesso lançaram o lp Selvagem ?  A sonoridade deixou de lado o universo  inglês comum entre as bandas nacionais da época e foi  em direção a uma mistura mais tropical que incluía reggae dub da Jamaica, juju music da Nigéria , e a guitarrada do Pará.

O caminho de Herbet  Vianna para a aulas de arquitetura na Federal do Rio tinha como paisagem a favela de Maré as margens da  Av Brasil.As moradias  que refletiam a dura realidade chamaram a sua atenção   e o fizeram comparar  a  Trenchtown  favela  que marcou a infância de Bob Marley na   Capital Jamaicana . Essas reflexões   iniciaram  a pavimentação de  um novo  discurso dos Paralamas em Selvagem ?

Em selvagem ? Os Paralamas  encomendaram  uma luxuosa participação especial a  Gilberto Gil que atendeu ao  pedido e  escreveu  uma letra para um tema instrumental. Essa parceria rendeu a canção A Novidade, um hit não só para os Paralamas do Sucesso, como para o próprio compositor baiano que a incluiu  no seu  acústico MTV

A Capa de Selvagem ?   apresentou    o irmão  de  Bi Ribeiro num acampamento    em um  clima totalmente descompromissado  . Já na contra capa  os integrantes da banda  relaxavam num tradicional boteco.  O clima de farra  remete ao espírito brincalhão do trio principalmente da fase  inicial com as letras jocosas  e foi justamente dessas brincadeiras que nasceu o nome do grupo .

O rock nacional foi o grande  vendedor de discos na década de 80 e os Paralamas  do Sucesso  uma das principais referencias . Com mais 650 mil cópias vendidos  Selvagem? Colocou o trio na rota dos shows em ginásios por todo o Brasil que ecoou até na Argentina e abriu caminho para o consagração  no  show no Festival de Montreux, na Suiça.

 

O álbum Selvagem ? dos Paralamas do Sucesso é  o que você acompanha nesta edição do quadro Música é Cultura.

 

 

entre em contato:

musicaecultura@cbncampinas.com.br

 

Apresentação

Robson Santos

Produção

Walmir Bortoletto

Edição

Paulo Girardi

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Série documental sobre Cleópatra é o destaque da semana 

A série, que conta com a produção executiva de Jada Pinkett Smith, vai mergulhar na história de uma das rainhas mais poderosas e incompreendidas de todos os tempos, com o objetivo de mostrar, além de toda a beleza e vida amorosa, um lado mais inteligente de Cleópatra, protagonizada por Adele James. 

Guardiões da Galáxia chega no último filme da trilogia

Dessa vez, o grupo está bastante diferente. Quill, que ainda está se recuperando da perda de Gamora, tem que reunir a equipa para defender o universo e proteger um dos seus. Em uma missão, que se não for concluída com sucesso, pode levar ao fim dos Guardiões. 

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.