A primeira fase das obras de restauração do Colégio Técnico de Campinas, o Cotuca, foi entregue na manhã desta segunda-feira pela Universidade Estadual de Campinas, a Unicamp, e pela mostra de arquitetura, decoração e urbanismo, a Campinas Decor.
O prédio tombado que foi construído no início do Século XX, está sendo reformado graças a um convênio firmado entre a Unicamp e a organização da exposição que deveria ter acontecido entre os meses de maio e junho de 2020, para celebrar sua 25 edição, mas foi adiada em razão da pandemia e ainda não tem data para ser realizada.
O colégio técnico da Unicamp está fechado desde 2014 por falta de condições de uso, mas deve voltar a receber os alunos depois que toda reforma do prédio for concluída, conforme explica o Reitor da Unicamp, Professor Marcelo Knobel.
Há sete anos, o Cotuca vem funcionando em um imóvel alugado no bairro Taquaral, em razão da interdição que aconteceu em fevereiro de 2014.
O complexo do Edifício “Bento Quirino”, que fica localizado na Rua Culto à Ciência, foi cedido pela Secretaria de Educação para uso da Unicamp e abrigou o Colégio Técnico de Campinas de 1967 a 2014.
A expectativa é que sejam investidos R$ 12 milhões na recuperação do prédio e preparação da mostra, que será dividido entre a organização, expositores, patrocinadores e fornecedores.