Ouça ao vivo

Supermercados registraram alta de 46,5% na geração de empregos

O setor de supermercados foi fundamental para a macroeconomia brasileira em 2020, por ter sido um dos poucos com permissão de funcionar durante as restrições mais rígidas da fase vermelha do Plano São Paulo, de combate à pandemia. Além disso, este setor, que está entre os que mais empregam no país,  precisou criar ainda mais vagas em 2020 para conseguir atender aos protocolos sanitários.
Foto: Valéria Hein

O setor de supermercados foi fundamental para a macroeconomia brasileira em 2020, por ter sido um dos poucos com permissão de funcionar durante as restrições mais rígidas da fase vermelha do Plano São Paulo, de combate à pandemia. Além disso, este setor, que está entre os que mais empregam no país,  precisou criar ainda mais vagas em 2020 para conseguir atender aos protocolos sanitários. Um levantamento da APAS – Associação Paulista de Supermercados – revela que a geração de emprego formal no setor no Estado de São Paulo, em 2020, foi de 18 mil e 700 – número 46,5% maior que 2019.

Esse resultado positivo é o melhor desde 2014, quando o saldo anual foi de 18 mil e 900 empregos. E a expectativa para 2021 é de geração de cerca de 11 mil 500 empregos diretos. Outra expectativa positiva para 2021 é a estabilidade de preços, ao contrário do que ocorreu no ano passado, quando alguns alimentos sofreram altas consecutivas. O Diretor da Regional Campinas da APAS, José Luis Matos, prevê queda na inflação e recuo no câmbio. O crescimento do e-commerce também foi um destaque para o setor em 2020, quando as compras por aplicativo quadriplicaram.

De acordo com José Luís Matos, outra surpresa neste período de pandemia para o setor, foi o número muito baixo de casos de covid-19 em funcionários de supermercados na Região de Campinas. Ele atribui esse dado positivo aos rigorosos protocolos sanitários adotados pelo setor e acredita que muitos destes protocolos deverão continuar mesmo quando a pandemia acabar, como o equipamento de acrílico que protege os operadores de caixa e a desinfecção de carrinho. Reconhecido por ser porta de entrada para muitos primeiros empregos, atualmente 566,9 mil pessoas trabalham em supermercados no Estado de São Paulo.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.