Um surto de covid-19 entre alunos e profissionais da escola particular Jaime Kratz, no bairro Taquaral, em Campinas, causou a suspensão das aulas presenciais dos alunos durante toda esta semana. A direção da escola informou serem 34 infectados e um comunicado foi enviado aos pais dos alunos informando sobre o surto. Cerca de mil e trezentos alunos estudam na Escola.
De acordo com a instituição, os primeiros casos foram confirmados no dia 20 de janeiro e a maioria dos contaminados é de professores, mas sete alunos apresentaram sintomas e um deles já testou positivo.
Todos os alunos voltaram para sistema de aulas online, que deve ser mantido até 18 de fevereiro. As aulas presenciais tinham sido retomadas no dia 25 de janeiro com limite de 35% da capacidade de ocupação, num sistema de rodízio entre ensino online e presencial.
O prédio da escola passa por desinfecção e a direção encaminhou um relatório dos casos à Vigilância Epidemiológica de Campinas e à Diretoria de Ensino. A direção também informou que todas as medidas de segurança sanitária foram e continuam sendo adotadas com o intuito de preservar a saúde de alunos e colaboradores.
Em outra escola particular do bairro Taquaral, o Colégio Farroupilha, as aulas presenciais também foram suspensas de forma preventiva por uma semana, após uma professora e a filha dela, de 2 anos, testarem positivo.
Nota Oficial da Escola Jaime Kratz:
O I. E. Jaime Kratz suspendeu nesta segunda-feira (01/02) as aulas presenciais após confirmação de que um grupo de professores foi infectado com a covid-19. A medida vale até o dia 18 de fevereiro. Durante esse período as aulas serão remotas. Há um aluno positivado e seis com sintomas da doença.
Os pais dos alunos já foram orientados e a escola passará por desinfecção. Todas as medidas de segurança sanitária foram e continuam sendo adotadas pela escola com o intuito de preservar a saúde de alunos e colaboradores.
A unidade escolar informou o Simed – sistema de informações do Estado – sobre a ocorrência e enviou uma planilha com os dados epidemiológicos de todos os docentes infectados à Vigilância Sanitária de Campinas. A Delegacia de Ensino do Estado também foi comunicada.
A escola tem 1,3 mil alunos e o retorno às aulas ocorreu no último dia 25 de janeiro por meio de rodízio. Em cada dia havia 35% dos alunos presentes na escola. Foram cumpridos o distanciamento social e a desinfecção no prédio era feita diariamente. O uso de álcool em gel e máscara também era respeitado.
Os alunos da Educação Infantil e Fundamental I foram divididos em duas turmas, sendo uma de segunda, quarta e sexta e outra de terça e quinta. Já os estudantes do Fundamental 2 foram separados em três turmas, sendo que o Grupo 1, na segunda-feira; grupo 2, na terça-feira e o grupo 2, na quarta-feira. O Ensino Médio teve mesmo esquema.
Direção do Instituto Educacional Jaime Kratz
SOBRE OS CASOS DE COVID – 19 E A SUSPENSÃO DAS AULAS
Comunicamos que infelizmente tivemos alguns casos entre os funcionários e fomos orientados pela vigilância epidemiológica que dois casos enquadram-se em surto, desta forma precisamos suspender temporariamente as aulas presenciais, para quebrar o ciclo de contágio e preservar nosso bem mais precioso: nossos alunos e equipe. Já tomamos as medidas de desinfecção de todo o espaço escolar.
Visando a saúde de nossos funcionários e alunos estamos seguindo rigorosos protocolos. A escola possui 1300 alunos e por enquanto temos 7 discentes com sintomas. Vivemos um momento muito desafiador e inédito para famílias e escola. Mas, em 31 anos de existência do colégio continuamos com nosso compromisso de transparência e cuidado em qualquer situação. Ansiamos pela chegada da vacina e vemos que o grupo da educação é uma prioridade para o bem estar da sociedade.