Ouça ao vivo

Banco de sangue mantém estoque, mas doação segue baixa

Foto : Flávio Botelho

A suspensão do carnaval neste ano por causa da pandemia de covid-19 fez com que os estoques do banco de sangue de Campinas não sofressem nenhum tipo de redução importante durante o período. Durante a comemoração da festa mais popular do Brasil, o índice de acidentes cresce consideravelmente, assim como a necessidade de procedimentos médicos, como a transfusão de sangue. Como neste ano sequer houve feriado no estado de São Paulo, todos os indicadores se mantiveram baixos e o estoque no hemocentro não sofreu grandes alterações. Mas isso não significa que a situação está confortável.

Desde o início da pandemia no ano passado, as doações de sangue diminuíram sistematicamente e o banco de sangue passou a operar no limite durante boa parte do tempo. Hoje a reserva em Campinas se encontra em um nível preocupante, com estoque suficiente para três dias, sendo que o ideal seria para cinco dias. O diretor do serviço de coleta do Hemocentro da Unicamp, Vagner de Castro, disse que a unidade segue precisando de doações. Hoje esse estoque está em torno de três dias, ou seja, não está num nível ideal, mas também não está em um nível crítico. Está em um nível de atenção, para que as pessoas continuem fazendo a doação de sangue e a gente possa não ter desabastecimento.

A doação de sangue é um procedimento extremamente seguro e não oferece riscos. Em tempos de pandemia, o Hemocentro agenda a coleta para que o doador seja atendido rapidamente e não tenha contato com outras pessoas. www.hemocentro.unicamp.br.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.