O Centro de Contingência da Covid-19, do estado de São Paulo, confirmou nesta quarta-feira, 31, que identificou uma nova variante do coronavírus em Sorocaba, cidade que fica a 85 quilômetros de Campinas. As análises desenvolvidas pelos institutos de pesquisas mostraram que essa variação do coronavírus é bem semelhante à cepa sul africana. A variante identificada na África, foi descoberta ainda no ano passado e é mais infecciosa do que a cepa descoberta no Reino Unido.
Porém, o paciente de Sorocaba não tem histórico de viagem ou de contato com pessoas que estiveram na África do Sul. O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, disse que esse fato pode indicar uma mutação do vírus em solo brasileiro, que atingiu característica semelhantes à já conhecida variante sul africana. “Em Sorocaba foi identificada uma variante, que foi submetida inclusive a um trabalho que descreveu esta variante. É uma variante assemelhada à variante da África do Sul, embora não haja um histórico de viagem ou de contato com viajantes na África do Sul. Portanto existe a possibilidade de que seja a evolução da nossa P1 em direção a essa mutação da África do Sul”, afirmou.
O coordenador do Centro de Contingência, Paulo Menezes disse que não tem muitas informações sobre o caso, exceto que se trata de algo muito parecido com o registrado na África do Sul. De todo modo, ele alerta que se trata de uma situação que até então não havia sido notificada no Brasil. “A informação que nós temos é da identificação da variante sul africana. Não é uma variante nova, mas ela é nova no Brasil. Nós não temos ainda mais detalhes sobre esse caso, mas essa é a informação que eu recebi até o momento”, explicou. O Centro de Contingência da Covid-19 não deu nenhuma informação sobre o paciente contaminado pela nova variante do coronavírus.