A eleição para novo reitor da Unicamp terá um segundo turno entre o professor da Faculdade de Engenharia de Alimentos, Tom Zé, e o professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade, Mário Saad. O resultado do primeiro turno foi acirrado e divulgado no início da noite desta quinta-feira, 11. Tom Zé obteve 35,24% dos votos válidos. Mário Saad ficou em segundo lugar, com 32,62%, superando o diretor do Instituto de Geociências Sérgio Salles-Filho por apenas 0,48% dos votos.
A Comissão Organizadora da Consulta coordena a eleição, indicada pelo Conselho Universitário. A consulta mostra, em ordem de votação, quem são os três candidatos mais votados, que vão compor a chamada lista tríplice, que é enviada ao governador de São Paulo, João Doria, responsável pela escolha do novo reitor. Como neste ano foram apenas três candidatos, a lista já estava formada. De todo modo, a eleição acontece para apontar a vontade da maioria da comunidade acadêmica. Geralmente a escolha acadêmica é respeitada pelo governador, que tem a prerrogativa de escolher qualquer um dos nomes.
A eleição para a reitoria da Unicamp tem pesos diferentes. O voto do corpo docente da instituição de ensino tem peso maior. Neste caso, Tom Zé obteve a maioria, com 614 votos, seguido por Sérgio Salles-Filho, com 611 e Mário Saad, com 527. Tom Zé também venceu entre os alunos, com uma diferença de quase 300 votos para o segundo colocado. Já Mário Saad venceu entre os servidores, com quase 500 votos de diferença para Tom Zé, que ficou em segundo lugar.
O segundo turno das eleições na Unicamp está previsto para os dias 24 e 25 de março. O novo reitor da universidade deverá tomar posse no dia 19 de abril.