Ouça ao vivo

HC tem paciente com lesão no fígado após kit covid

Foto: Valéria Hein

 

O 1º caso de hepatite medicamentosa relacionado ao uso do ‘kit covid’ foi confirmado pelo HC da Unicamp. O paciente procurou atendimento no HC da Unicamp apresentando pele e olhos amarelados, após utilizar o kit, sob prescrição médica, apesar desses medicamentos não terem  eficácia comprovada contra o coronavírus.

No começo foi até  indicado um transplante de urgência, mas ele foi melhorando conforme foi sendo tratado e avaliado e foi inserido na lista e espera por transplantes.

Ele chegou com suspeita de síndrome de doença hepática pós-covid, porque ele teve a doença.  Mas, depois foi avaliado que ele não se enquadrava muito bem na síndrome.

Segundo Ilka Boin, médica, coord. dos serviços de transplantes de fígado do HC, a biópsia indicou hepatite medicamentosa que causou a destruição dos dutos biliares.

Ele usou azitromicina, hidroxicloroquina, ivermectina e Vit. D, mas ela não precisou por quanto tempo ele usou a medicação. Disse só que foi por um período curto.

Ilka Boin faz um alerta para que mesmo aqueles que estejam usando esta medicação mediante prescrição médica conversem com o médico para que o caso seja muito bem acompanhado, com exames de enzimas hepáticas.

A médica disse que recebeu relatos de 4 pacientes com os mesmos sintomas em São Paulo, sendo que dois morreram, além de outros três que estão sendo investigados na Bahia, Rio Grande do Sul e Brasília.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.