A Maternidade de Campinas passa pelo pior momento na pandemia de Covid-19, segundo avaliação da própria administração do hospital, que é referência no atendimento em Campinas e região para o sistema público e privado. De acordo com dados da instituição, a UTI exclusiva para receber infectadas pelo novo coronavírus está com a capacidade máxima.
5 mulheres estão internadas, duas, que são puérperas, intubadas por causa da doença. Além disso, 5 bebês seguem na UTI neonatal exclusiva Covid-19 do hospital.
Os números evidenciam o momento crítico e a maternidade de Campinas lamenta o primeiro óbito materno por Covid 19. A morte da mulher aconteceu na semana passada. Uma gestante de 28 anos, que era diabética. Um dos bebês na UTI é o dela, e, segundo o hospital, apesar da prematuridade e estar acometido pela Covid-19, evolui positivamente, assim como os outros internados.
A CBN Campinas conversou com o presidente da maternidade Campinas, Marcus Miele, que confirmou que dessa vez a situação é muito mais difícil. Marcus Miele explicou o protocolo para atender casos suspeitos, mesmo com toda a pressão, e ressaltou que o atendimento na Maternidade está mantido.
Em 2020, o Hospital Maternidade de Campinas fechou sem mortes pela covid-19, considerando tanto gestantes quanto recém-nascidos. A unidade registrou 52 casos de covid-19 confirmados em gestantes.