A partir desta segunda-feira, os Centros de Saúde São Bernardo, Capivari e Costa e Silva voltam a funcionar normalmente. As unidades atendiam desde 15 de março, com exclusividade, pacientes sintomáticos de covid-19.
O objetivo era descongestionar os hospitais municipais. A decisão foi tomada na época em que eram atendidos 1.600 pacientes sintomáticos nas unidades de saúde diariamente. Agora, com a queda no número de atendimentos de pacientes com sintomas gripais e respiratórios, as unidades retomam a rotina.
As unidades Jardim Vista Alegre, São Bernardo e Costa e Silva deixam de abrir aos sábados e domingos. Desde março, os CSs atendiam pacientes sintomáticos aos finais de semana com exclusividade.
Pacientes que apresentarem sintomas gripais, mesmo que leves, podem continuar a procurar os Centros de Saúde de referência para avaliação. A mudança é que as unidades deixam de ser exclusivas para esses casos.
Aos sábados, continuam em funcionamento normal as seguintes unidades de saúde: Centro de Saúde Parque Valença, Jardim Florence, Jardim Capivari, Santa Lúcia, Jardim Vista Alegre, União dos Bairros, DIC 1, Santo Antônio, Vila Ipê, São Quirino e Jardim Aurélia. Os horários de atendimento podem ser consultados no site da Prefeitura. No domingo, permanecem fechados.
Atendimentos de urgência e emergência continuam sendo feitos no pronto-socorro dos hospitais Mário Gatti e Ouro Verde, e os pronto atendimentos Padre Anchieta, Campo Grande e São José, com atendimento 24h, além do SAMU, que recebe chamadas pelo telefone 192.