Hortolândia defende Organização Social na saúde

Foto: Divulgação/Prefeitura de Hortolândia

A Prefeitura de Hortolândia não vê problemas com a contratação da OS (Organização Social) AMG (Associação Metropolitana de Gestão) para gerir a saúde pública municipal.

Desde meados de abril de 2020, Hortolândia administra a Saúde por meio da Organização. Ela foi contratada depois de problemas financeiros com uma outra OS. A AMG é responsável pela gestão de toda a Rede de Urgência e Emergência do Município de Hortolândia, o que compreende o Hospital Municipal e Maternidade Governador Mário Covas e seus Prontos Atendimentos Infantil e Adulto, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAS), e o SAMU. O contrato é de R$ 40 milhões. 

O Secretário de Governo de Hortolândia, Carlos Augusto César (Cafú), disse que o contrato foi firmado através de um chamamento de emergência válido por seis meses, podendo ser renovado por mais seis. Prestes a ser encerrado, ele comentou que um novo chamamento deve ser feito, mas ressaltou que não vê problemas com a OS.

Cafú também ressaltou que os problemas envolvendo a Organização Social teriam sido causados pela subcontratação de outras empresas pela AMG, mas que esta, tem todos os documentos necessários para atuar no segmento cadastrado na prefeitura.

O Secretário de Governo defendeu o Secretário de Saúde, Dênis Crupe alegando que a Polícia Federal cumpriu um mandado de busca e apreensão na prefeitura e que trata-se de documentos relativos ao contrato com a AMG, para investigar a OS .

A “Operação Contágio” cumpriu cinco mandados de prisão e 37 de busca e apreensão nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. No Estado de São Paulo, além de Hortolândia, os mandados foram cumpridos em Embu das Artes e Itapecerica da Serra, ambas com contrato com a OS AMG.

As investigações tiveram origem após a CGU (Controladoria Geral da União) ter identificado que uma OS (Organização Social) sem capacidade técnica foi contratada por esses municípios com indícios de fraude e direcionamento para prestação de serviços de saúde.

A AMG (Associação Metropolitana de Gestão) foi procurada mas até o momento não retornou.

 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Criança morre atropelada após sair escondida para ir até casa do avô

Águas de São Pedro sedia congresso entre prefeituras ‘Amppesp Fomenta 2025’

Motorista passa mal, perde o controle do veículo e derruba poste em rotatória de Paulínia 

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.