As medidas de restrição adotadas em Campinas começaram a ter impacto positivo na contenção da pandemia de Covid 19, segundo a Prefeitura.
O número de casos confirmados da doença caiu de 2.612, registrados na semana em que as medidas começaram a ser tomadas, para 299 na semana passada. Além disso, a fila de pessoas que aguardam por um leito, que já foi superior a 200, hoje é de 78 pacientes.
De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Andrea Von Zuben, em razão das medidas houve queda na taxa de transmissão do vírus, o que pode indicar o controle momentâneo da doença. Atualmente, o índice é negativo.
Outro avanço registrado pela cidade foi em relação à vacinação dos idosos. De acordo com a Secretaria de Saúde, houve queda de 28 pontos percentuais no número de óbitos entre as pessoas com mais de 85 anos que foram vacinadas com duas as doses do imunizante. Em março do ano passado, pacientes nesta faixa etária representavam 40% das mortes por covid-19. Em 2021, o índice caiu para 12%.
Para o prefeito de Campinas, Dário Saadi, as duras regras que atingem economicamente tantos setores da economia estão surtindo efeito, mas mesmo assim não é possível baixar a guarda.