Mulheres são apenas 23% dos profissionais de TI na região

Crédito: iStockPhoto

Segundo um estudo da ONU Mulheres, no Brasil apenas 17% dos profissionais da área de desenvolvimento em Tecnologia da Informação são do sexo feminino. Na região de Campinas, esse percentual é um pouco maior, de 23%, de acordo com um levantamento realizado em Outubro de 2020, por uma empresa de consultoria em Recursos Humanos (RH). Mesmo assim, o número ainda indica uma participação muito pequena.

De acordo com Dayana Morais, responsável especialista na área de Diversidade e Inclusão, o processo cultural de Educação das meninas, que impõem barreiras para as áreas das exatas, acaba por afastas as mulheres deste campo. Segundo Dayana, hoje, a maioria dos profissionais é do sexo masculino e pertencem à raça branca.

Para Carolina Morita, que também atua na área de diversidade, em razão deste direcionamento na formação inicial entre meninos e meninas na infância, mesmo as mulheres que conseguem se formar na área da tecnologia têm dificuldades em atuar profissionalmente.

Para aumentar a participação de mulheres na área da tecnologia, um programa que oferece cursos gratuitos nas áreas de linguagens, desenvolvimento e programação,  está com as inscrições abertas até o dia 09 de maio. Ao final do “Women Can Code”, as candidatas que se destacarem poderão ser contratadas para trabalhar nas empresas patrocinadoras.

A iniciativa, criada em 2019, já auxiliou na formação de 350 mulheres e contou com participação de 30 empresas da região. Informações podem ser obtidas pelo telefone: 19 3252-6030.

 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Notificações de veículos abandonados em vias públicas aumentam em Campinas em 2025

Feira do Empreendedor 2025 abre inscrições para pequenos negócios até 15 de setembro

Hospital da Criança será reaberto em Limeira após quatro anos fechado

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.