Ouça ao vivo

PF cumpre mandados por tráfico de drogas em Viracopos

Foto: Flávio Botelho

A Polícia Federal cumpriu dois mandados de buscas e apreensão e três mandados de prisão temporária dentro da Operação 1912, que investiga o tráfico internacional de drogas a partir do aeroporto de Viracopos, em Campinas. As investigações começaram após a prisão de uma mulher, em fevereiro de 2018, na alfândega do terminal aéreo de Campinas. Com ela, a Polícia Federal encontrou 474 comprimidos de ecstasy. A droga veio da Alemanha e seria entregue no Guarujá.

Durante as investigações, a Polícia Federal constatou a participação de outras pessoas no esquema, formando uma quadrilha que se especializou em trazer drogas para o Brasil, através do aeroporto de Viracopos. No período, foram 10 tentativas, totalizando pouco mais de 4,5 mil comprimidos, que foram interceptadas na alfândega. Com a dificuldade em continuar com o esquema pelo aeroporto de Campinas, a quadrilha passou a utilizar os terminais aéreos dos estados do sul e do Rio de Janeiro. Deste modo, eles conseguiram transportar uma grande quantidade da droga para o país, desde o ano de 2012.

A operação investiga também crimes de ocultação de bens e capitais obtidos com lucros do tráfico internacional de drogas. A Polícia Federal acredita que há fortes indícios da remessa do dinheiro, por meio de contratos cambiais. Os mandados foram cumpridos nas cidades do Guarujá, no litoral paulista e Navegantes, em Santa Catarina. Os envolvidos responderão pelos crimes de tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro. Em caso de condenação, as penas podem superar os 30 anos de prisão.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.