A Prefeitura de Campinas abriu agendamento para a vacinação contra Covid-19 para dois novos grupos de pessoas, a partir de 18 anos. Os que forem cuidadores domiciliares de idosos e com doenças crônicas, como diabetes e uso de insulina, câncer em tratamento, imunodeficiência primária, doenças cardíacas de nascença ou obesidade mórbida.
Haverá também mais um Dia D de vacinação exclusivo para pessoas com comorbidades e para idosos com 60 anos ou mais. Além dos Centros de Imunização, participarão 62 Centros de Saúde. Os cuidadores domiciliares de idosos devem levar uma declaração padrão para trabalho de cuidador de idosos, que está disponível num link específico no site link site vacina.campinas.sp.gov.br.
O cuidador não precisa ser morador do município, mas é necessário levar o comprovante de residência do idoso que ele cuida, em Campinas. Para as pessoas a partir de 18, outro grupo que já havia sido anunciado como prioritário é o de estudantes de Medicina. Diego Rodrigues tem 23 anos e está no 2º ano de Medicina. Ele espera que agora vacinado com a primeira dose, ele possa voltar às aulas práticas presenciais. “Eu estava esperando a vacinação para poder retomar a parte prática do ensino”, diz Diego.
No dia da imunização é preciso apresentar o comprovante emitido no final do agendamento, documento com foto, comprovante de endereço e o documento médico atestando que o candidato à vacina possui uma das comorbidades prioritárias. São aceitos como comprovantes de residência: contas de água, energia elétrica, telefone, gás, serviços de internet, conta de banco, conta de cartão de crédito, carnê de IPTU, etc.