Doria amplia fase de transição e flexibiliza horário do comércio

Foto: Reprodução/YouTube

O governador João Doria ampliou em uma hora o funcionamento do comércio e serviços e também estendeu a capacidade máxima de público, que passou de 25% para 30%. Porém, a fase de transição do Plano São Paulo foi prorrogada em duas semanas e passa a valer até o dia 23 de maio. Assim sendo, o comércio em geral, shoppings, academias, salões de beleza, bares e restaurantes e outras atividades, poderão funcionar no período entre 06h e 21h.

Segundo o Centro de Contingência da Covid-19, os indicadores atuais da pandemia, quando comparados ao pico da segunda onde registrado há um mês, apresentaram redução expressiva. As mortes e internações diárias registraram queda de 30% no período. O governador João Doria explicou que a decisão foi tomada diante da melhora dos indicadores da pandemia, que permitiu a flexibilização de horários do comércio e serviços. De todo modo, ele afirma que os números seguem altos e por isso é necessário manter a fase de transição por mais tempo. “Houve uma queda acentuada dos números de internações e óbitos. Os índices que medem a pandemia foram estabilizados, porém, em um patamar ainda elevado. Por isso, o cenário, de acordo com o Centro de Contingência da Covid-19, seus médicos e seus cientistas, que o integram, são 21 membros, recomendam agirmos com responsabilidade, com cautela e realizando uma abertura gradual e segura da nossa economia para evitar qualquer novo pico da pandemia de covid-19 aqui no estado de São Paulo”, justificou.

Outro dado importante disponibilizado pelo governo diz respeito a taxa de ocupação de leitos no estado, que está na casa dos 70%. O coordenador do Centro de Contingência da Covid-19, João Gabbardo, afirma que este indicador permite que a flexibilização anunciada pelo governador seja feita com muita segurança. “Isso nos dá segurança, nos dá tranquilidade, para que a gente possa avançar gradualmente, lentamente, mas com segurança. Isso é o que estamos apresentando hoje, um pequeno aumento na taxa e na ocupação dos vários setores econômicos, shoppings e restaurantes, de 25% para 30% na taxa de ocupação”, garantiu. O toque de recolher continua vigorando no estado de São Paulo em um novo horário, agora no período entre 21h e 06h.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Preso, vereador de Piracicaba passa por audiência de custódia nesta sexta-feira

Piracicaba lança teleconsultas pelo aplicativo Pira SUS Digital

São Paulo cria protocolo para detectar metanol em bebidas alcoólicas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.