Ouça ao vivo

Justiça determina exoneração de filho de prefeito em Americana

Foto: Divulgação / Prefeitura de Americana

A Justiça de Americana determinou a exoneração do filho do prefeito Chico Sardelli (PV), Franco Ravera Sardelli, do cargo de Chefe do Gabinete. O pedido, ajuizado pelo Ministério Público, tem como base uma decisão judicial de 2007, em ação movida contra a administração municipal por conta de nomeações feitas à época.

O descumprimento da sentença irá gerar uma multa de R$ 1 mil por dia. O salário mensal pago pelos cofres públicos ao filho do prefeito é de R$ 15,9 mil.

A assessoria da prefeitura de Americana informou que ainda não foi notificada, mas que vai tomar as medidas necessárias.

Na ação, a promotoria argumenta que em 2007, o município foi condenado “a se abster de proceder a qualquer forma de provimento de cargos em comissão mediante a nomeação de cônjuges, companheiros ou parentes em linha reta ou por afinidade, até o terceiro grau, do prefeito municipal, do vice-prefeito, dos secretários municipais e vereadores do município de Americana,”.

Após a nomeação do filho, Sardelli justificou a contratação dele dizendo que tratava-se de um cargo de “agente político” e não “comissionado”, e que isso não seria vedado pela Constituição Federal.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.