Mesmo com a crise econômica pela qual o Brasil vem passando nos últimos anos, agravada pela pandemia, prestadores de serviços, empresas e startups apostam em Campinas para a abertura de novos negócios. Uma rede de escolas presente em 20 países fez um investimento de mais de R$ 100 milhões para construir um campus da escola na cidade, e com isso Campinas passou a sediar a primeira unidade da rede no país e na América do Sul.
O diretor geral da unidade de Campinas, Carlos Maffia, explica o otimismo da rede em mesmo com a abertura ocorrendo em plena crise agravada pela pandemia, e o motivo de terem escolhido o Brasil para a nova unidade. “A gente tem total certeza que vai ser bem sucedido, em momento nenhum houve algum tipo de hesitação sobre se irá dar certo. O Brasil tem um potencial absurdo, e acreditamos que com o passar do tempo a demanda por educação cresce no Brasil, o mercado de trabalho reclama muito da falta de mão de obra, da falta de pessoas preparadas, e aí a gente consegue enxergar que existe um mercado muito grande para isso”.
E ele detalha que Campinas foi a primeira cidade do país escolhida para receber uma unidade da rede devido ao potencial econômico e educacional. “É uma cidade que tem um polo educacional muito forte, tem um nível de tecnologia altíssimo, então tudo isso se encaixa no que nós acreditamos, inclusive em termo de espaço, pois temos um espaço aqui invejável que dificilmente se consegue encontrar em alguma outra metrópole ou outro lugar, então foram várias variáveis que levaram a isso”.
Uma startup de varejo de móveis abriu sua primeira loja física em shopping no país em Campinas. A loja visa reforçar a estratégia de expansão da marca e um novo modelo de franquias da empresa, que opera online e em lojas de rua.
Francisco Santos, diretor de vendas offline da empresa, explica os três fatores que os levaram a escolher Campinas para a abertura da primeira unidade em shopping. “A cidade de Campinas é a nossa quarta cidade em faturamento, ficando atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, então é um mercado muito importante para nós; O segundo ponto é que utilizamos uma estratégia de expansão em espiral, então a gente abre perto de cidades que já temos operação implantada, basicamente para buscar ganhos operacionais de frete, frequência de abastecimento e gestão; e o terceiro ponto é que pro nosso primeiro teste em shopping nós precisávamos de um shopping muito bom, com forte reputação tanto para o mercado quanto para os clientes”.
Uma outra startup, esta criada em Campinas, anunciou neste mês o um investimento de R$ 120 milhões que serão dedicados principalmente a sua expansão internacional. Os recursos vieram de um fundo americano que já investiu em outras startups brasileiras de sucesso.