CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nível do Cantareira em maio preocupa Consórcio PCJ

Os reservatórios do Sistema Cantareira neste mês de maio estão com um nível abaixo da média histórica dos últimos anos. Até segunda-feira, dia 17, foram registrados apenas 20,5 mm de

Nível do Cantareira em maio preocupa Consórcio PCJ
Foto: Valéria Hein

Os reservatórios do Sistema Cantareira neste mês de maio estão com um nível abaixo da média histórica dos últimos anos. Até segunda-feira, dia 17, foram registrados apenas 20,5 mm de chuvas, quando o normal para a época é de mais de 77 mm.

Com a estiagem, apenas 13,25 m³/s entraram na vazão dos rios. A média é 41,65 m³/s. O coordenador de projetos do Consórcio das Bacias PCJ, José Cezar Saad, admite preocupação com o nível dos rios.

Segundo Saad, a tendência para os próximos meses é de que os rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí continuem recebendo pouca vazão e sigam com níveis abaixo da média histórica.

Apesar do fluxo menor, o risco de desabastecimento, como o da crise hídrica de 2013, é menor por causa de obras que fazem a região depender menos do Sistema Cantareira, como explica o coordenador do Consórcio.

De acordo com o PCJ, cidades que são abastecidas por outros rios estão com a distribuição prejudicada, mas as que recebem água do Cantareira não enfrentam desabastecimento. As barragens que estão em construção em Amparo e Pedreira devem resolver o problema quando prontas, segundo o Consórcio.

Conteúdos