Ouça ao vivo

Prefeitura alerta população sobre piora da pandemia

Reprodução / Facebook

O Prefeito de Campinas, Dário Saadi, realizou uma live nesta terça-feira (25) para alertar os moradores da cidade sobre a piora em alguns indicadores relacionados à covid-19. Os chamados “indicadores precoces” permitem antecipar o impacto da covid-19 na rede de saúde de Campinas com a análise de alguns números, como o percentual de testes PCR positivos, e o número de pessoas com sintomas gripais buscando atendimento médico, entre outros.

Esses índices vêm registrando aumento nas últimas semanas, conforme relatou a Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde de Campinas, Andrea Von Zuben. “Significa que aumentou a circulação viral do Covid, do Sars-Cov-2, e a gente precisa de novo a tomar as medidas, não era nem para ter parado, né? A gente tinha tido uma queda, e agora volta a ter um pequeno aumento de casos que nos chama atenção. Então a nossa preocupação vem do fato de que se começar a ter um aumento muito grande pode ser uma sobrecarga grande para a rede hospitalar de Campinas”.

Ela também fez um alerta sobre a faixa etária dos internados. A de maior prevalência passou a ser e de pessoas com idade entre 40 e 49 anos, uma mudança em relação ao registrado durante a primeira onda da pandemia, quando faixas etárias a partir de 60 anos lideravam as internações. O presidente da Rede Mário Gatti, Sérgio Bisogni, afirma que a rede está se preparando para o aumento na demanda. “Nós estamos nos preparando para abrir 14 leitos não covid no Mário Gatti, e há uma previsão de no dia 1/6 entrarmos em ação plena com o Hospital Metropolitano, vamos abrir 15 leitos novos de UTI e 25 de enfermaria mais o gripário, então a ideia é manter o Metropolitano exclusivo covid e abrir não-covid no Mário Gatti, mas dependendo da evolução nesta semana talvez tenhamos que deixar tudo como leito covid”, explica.

Bisogni afirmou ainda que algumas cirurgias não urgentes deverão ser adiadas, pois poderá haver a necessidade de utilizar os leitos destinados originalmente a pacientes de cirurgia para pacientes da covid-19. O Prefeito Dário Saadi não descarta novas medidas restritivas, mas fez um apelo para que a população colabore, e que isso possa ser evitado. “Na segunda onda tivemos momentos em que a cidade foi mais restritiva que o estado, então não teremos problemas em ter posição contrária à do estado, então fizemos esta live para mostrar os números, a transparência e a evolução deles, e pedir, implorar, apelar à população, principalmente a população mais jovem de Campinas, que nos ajudem a controlar esses números sem necessidade de tomar medidas mais duras”.

Segundo o prefeito, uma análise dos dados dos próximos dias indicará a necessidade ou não de tomada de novas medidas contra a covid-19.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.