Procura por adoção de crianças cai durante a pandemia

Foto: Andre Borges/Agência Brasília/Fotos públicas

O Brasil tem 4.260 crianças esperando por adoção, segundo dados do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento, vinculado ao Conselho Nacional de Justiça. Ao mesmo tempo, 32.863 pessoas estão interessadas em se tornarem tutores legais.

Mas a intenção de incluir uma criança vulnerável na família está em queda. Mas desde 2020, quando começou a pandemia da covid-19, quase 3 mil pessoas desistiram de tentar adotar.

A questão econômica causada pela crise é um empecilho, mas o juiz da Vara da Infância, Iberê Dias, conta que muitas vezes a adoção não acontece por barreiras impostas pelos próprios interessados, principalmente por não aceitarem crianças maiores.

A seletividade dos futuros pais e mães muitas vezes complica o processo de adoção, que pode levar mais tempo, como explica o juiz.

Algumas pessoas têm receio de adotar uma criança ou adolescente por acreditarem que não têm condições financeiras de criá-la. Segundo o juiz Iberê Dias, essa não é uma exigência obrigatória.

Qualquer pessoa com mais de 18 anos pode fazer uma adoção, desde que tenha 16 de diferença para o adotado. Os interessados respondem a um questionário para encaixar um perfil de criança ou adolescente que será acolhido. Esta semana, no dia 25 de maio, foi celebrado o Dia Nacional da Adoção.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Prazo para troca de cartões do vale-transporte de Piracicaba termina dia 31

Quase 300 toneladas de lixo são retiradas de rodovias administradas pela Via Colinas

Banco de Sangue em Americana faz alerta para estoques quase zerados

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.