Os casos de covid-19 devem continuar subindo em Campinas no mês de junho, mesmo que de forma mais discreta em relação a outros períodos da pandemia. A previsão é da Secretaria Municipal de Saúde, após monitoramento de internações e número de casos da doença e do clima previsto para o meio do ano, que aumenta as síndromes gripais.
Ao mesmo tempo, o secretário Lair Zambon prevê que em julho, a curva do coronavírus deve se achatar no município por causa do avanço na vacinação.
A maior circulação de pessoas nas ruas e no trânsito tem impacto direto no número de leitos disponibilizados no sistema público de saúde. Mesmo assim, o número de leitos exclusivos para a covid-19 caiu em Campinas.
Mas o secretário de Saúde afirma que a distribuição das vagas em hospitais pode ser alterada.
Lair Zambon explica que a vacinação de pessoas com comorbidades entre 45 e 60 anos deve ter efeito na diminuição dos casos de covid-19 porque é um público muito atingido pela doença, que ocupa leitos, especialmente de UTI.
O secretário de Saúde disse ainda que pretende que até o final de junho, todas as pessoas com comorbidades acima de 18 devem receber a vacina contra a covid-19 na cidade. Sobre a vacina da Pfizer, o município deve receber doses também no próximo mês.