Ouça ao vivo

Após casos de covid, sindicato pede suspensão de aulas

Foto: Danilo Braga

O sindicato dos servidores municipais de Campinas tem denunciado ao Ministério Público do Trabalho (MPT) e à Justiça os casos de covid-19 na rede municipal de ensino da cidade. A direção do sindicato afirma que vem recebendo várias denúncias de trabalhadores sobre os casos, e citou alguns exemplos, como na EMEF Geny Rodriguez, no São Bernardo, onde a entidade afirma que a vice-diretora e uma professora testaram positivo para Covid-19.

O outro caso teria ocorrido na CEI Trancredo Neves, onde uma professora suspeita de estar com Covid-19 teria sido afastada do trabalho, mas os alunos que tiveram contato com ela teriam continuado tendo aulas normalmente, sendo redistribuídos em outras salas. A Prefeitura negou que haja caso de covid nesta escola.

A coordenadora do sindicato, Cláudia Bueno, afirma que a entidade foi contrária à volta das aulas presenciais, e destaca que o protocolo sanitário apresentado pela Prefeitura de Campinas ao MPT e o Ministério Público Estadual (MPE) exige o isolamento de todos que tiveram contato com uma pessoa com suspeita ou confirmação de Covid-19. “A todo momento o sindicato foi contrário ao retorno às aulas, e hoje temos diversos casos em várias escolas, e por isso nós não concordamos com o retorno, e precisamos que as pessoas que tiveram sintomas e testaram positivo sejam afastados, assim como quem teve contato com essas pessoas”,

Cláudia afirma que o sindicato busca a realização de uma audiência para expor o problema e pedir a paralisação das aulas presenciais, uma vez que o retorno das aulas presenciais se deu em meio a um dos piores momentos da pandemia. “Foi feito pelo departamento jurídico do sindicato um comunicado ao Ministério Público para que haja uma audiência urgente com secretário de educação, saúde e o prefeito para discutirmos a questão de pararmos com as aulas presenciais neste momento”.

Segundo ela, parte dos funcionários das escolas ainda não recebeu a vacina contra a covid-19, e por isso trabalham sob risco. “A necessidade de vacinação para todos profissionais, o que não ocorreu, nós não temos esse número exato, nem a secretaria de educação apresentou, e nós solicitamos também um cronograma, mas o secretário disse que isso não depende da secretaria de educação”.

Procurada pela CBN, a secretaria municipal de Educação emitiu o seguinte posicionamento:

“A Secretaria de Educação informa que todas as escolas em que são notificados casos suspeitos de pessoas com sintomas gripais seguem os protocolos sanitários preconizados. Não procede informação sobre casos suspeitos ou confirmados de Covid-19 na Escola Tancredo Neves.

Não há surtos confirmados até o momento nas escolas municipais. Em todas elas são adotadas as medidas recomendadas de distanciamento, uso de álcool gel, lavagem de mãos e ocupação de 35%. As medidas sanitárias foram amplamente debatidas entre Secretaria de Saúde, de Educação, Ministério Público do Trabalho e Sindicato. Profissionais da educação também foram capacitados sobre as medidas de prevenção à Covid.

Aqueles com 47 anos ou mais foram vacinados contra a Covid assim como outros que se encaixem nos demais grupos. Além disso, está prevista para julho a vacinação de todos os trabalhadores da educação, independente da faixa etária, conforme cronograma do Ministério da Saúde.”

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.