Ouça ao vivo

Campinas: segunda dose passa a ser agendada em CSs

Foto: Valéria Hein

As aplicações de segundas doses de vacinas contra a covid-19 em Campinas deixarão de ocorrer nos cinco centros de imunização da cidade. Ao menos desde esta segunda-feira (8) o agendamento da segunda dose, que é feito instantes antes da aplicação da primeira, passou a ser realizado somente em centros de saúde.

Segundo a Secretaria de Saúde, com a abertura para mais grupos a vacinação, está sendo realizado um processo de descentralização e ampliação dos locais para aplicação de imunizantes contra a Covid-19. A pasta ressalta que, neste momento, apenas a aplicação da segunda dose está sendo agendada em centros de saúde, e que os agendamentos da primeira dose pelo site vacina.campinas.sp.gov.br ou pelo telefone 160 continuam sendo nos centros de imunização.

Normalmente o sistema de agendamento e o processo de vacinação são rápidos e elogiados pela população, mas quem agendou a aplicação da vacina contra a covid-19 para o final da tarde e noite desta segunda-feira (8) no Centro de Convivência do Idoso, na Lagoa do Taquaral, enfrentou problemas.

Uma falha no sistema provocou lentidão no processo, e as pessoas que chegavam ao local tinham que encarar filas na calçada do estacionamento do Portão 5 do complexo da Lagoa do Taquaral. Em uma primeira fila o tempo médio de espera era de aproximadamente 20 minutos.

Após esta fila havia a triagem de documentos, sendo que para a maioria o processo de liberação levava em torno de um minuto, mas houve quem enfrentasse problemas, como falta do comprovante de residência, e isso atrasava mais o atendimento dos demais. Para piorar a situação de quem estava nas filas, houve momentos de chuva intensa.

Após passar pela triagem, a pessoa tinha de ir para uma outra fila, ainda na calçada do estacionamento da Lagoa, onde havia uma espera de cerca de 25 minutos. Nesta fila foi pedido que quem estava aguardando fizesse o cadastro no site “Vacina Já”, do Governo do Estado, mesmo já estando cadastrado no site de vacinação da Prefeitura de Campinas. Segundo os funcionários, isso ajudaria a agilizar o processo, pois haveria um problema no sistema municipal.

Após essa segunda fila, a pessoa chegava até à mesa onde é feito o cartão de vacinação, e onde também era agendada a aplicação da segunda dose da vacina, necessariamente em um Centro de Saúde. Depois disso era feita a aplicação da vacina, e em seguida o vacinado estava liberado. Todo o processo levou, em média, pouco mais de uma hora para cada pessoa. Vale ressaltar que o atendimento dos enfermeiros e funcionários do ponto de vacinação foi elogiado, e que eles também sofreram com os problemas.

A Secretaria Municipal de Saúde que afirmou que uma instabilidade no sistema provocou a lentidão no processo de vacinação.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.