SP cadastra voluntários para testes da ButanVac

Foto: reprodução YouTube/Governo de SP

O Instituto Butantan abriu as inscrições para pessoas que queiram se voluntariar para o período dos testes de eficácia da ButanVac, vacina desenvolvida pelo centro de pesquisa e que não depende de importação de insumos. A primeira etapa do estudo será conduzida pela USP de Ribeirão Preto e vai envolver 418 voluntários, que participarão dos testes de segurança e seleção de dose. Depois, para as duas fases seguintes, serão mais 05 mil participantes para a avaliação da resposta imune da vacina. A previsão inicial do estado é de que todo o processo leve 17 semanas para ser concluído. O Butantan já tem prontas e armazenadas 08 milhões de doses da ButanVac e a expectativa é de que esse número chegue a 40 milhões até o mês de outubro.

O presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, disse que os testes serão diferentes do que aqueles realizados pelas outras vacinas que já estão em uso no Brasil. Ele afirma que neste caso, a ButanVac terá sua eficácia comparada a esses imunizantes, em especial com a CoronaVac que também é produzida pela instituição. “É um estudo que chamamos de comparação de resposta imune. Quer dizer, nós vamos comparar a resposta desta vacina, a resposta imunológica, com outras vacinas e também com a vacina que já está disponível pelo Butantan, que é a CoronaVaC. Então, é um estudo diferente, não é um estudo clássico de fase um, dois e três, é um estudo de comparabilidade de resposta imune. Com isso você pode chegar com os resultados de eficiência da vacina”, explica. O interessado em se cadastrar para a fase de testes da nova vacina desenvolvida em São Paulo deve acessar a página butanvac.butantan.gov.br e seguir as orientações.

Ainda sobre vacina, o estado de São Paulo ultrapassou a marca das 20 milhões de doses aplicadas. Desse total, 5,9 milhões pessoas já receberam a segunda dose e completaram o ciclo da imunização.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Sanebavi lança programa para renegociar dívidas com até 95% de desconto

Hortolândia alerta empresas sobre golpe de falsa taxa sanitária

Braço-direito de líder do PCC é preso em Mogi Mirim

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.