A Secretaria de Saúde de Campinas anunciou nesta sexta-feira (11) que irá descentralizar a vacinação contra a covid-19, que deixará de ocorrer nos cinco centros de imunização e passará para 64 centros de saúde da cidade. A justificativa é a inclusão de mais grupos contemplados com a vacina.
A partir de agora os agendamentos passam a ser feitos para quase todos os CSs da cidade, com exceção dos das unidades do Boa Esperança, Carlos Gomes e Campina Grande. A prefeitura afirma que com a descentralização as pessoas terão mais opções, em endereços mais próximos de onde moram.
Os Centros de Saúde atenderão a população em dias pré-determinados, sendo que cada um atuará em um dia da semana, ou às terças, ou às quintas ou às sextas-feiras. Cada Centro de Saúde terá capacidade para aplicar 420 doses por dia de vacina.
Os cinco Centros de Imunização não terão novos agendamentos a partir deste sábado, 12 de junho. Nestes locais serão mantidas apenas as aplicações de segundas doses, que já estão agendadas, e a desativação ocorrerá a partir de 26 de agosto.